quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dona Rosa

...Dona Rosa foi uma cozinheira, que tivemos a oportunidade de poder conviver conosco em casa, de "mão cheia"...fazia simplesmente tudo o que a gente pedia...queria torta de espinafre...ela fazia...queria um bolo diferente..era com ela...e durante o processo de criação dos pratos eu lembro de ficar sentado no chão frio da cozinha, encostado no armário e ouvindo suas histórias fantásticas...dos "coronés" da sua cidade no interior da Bahia que passavam e davam "agrado" para as meninas levantarem a saia...da vovó que era "rezadeira" famosa em toda Bahia...do livro de Capa Preta de São Cipriano...do feitiço para "virar lobisomem na lua cheia"...o feitiço para "mulher madura arrumar homem"...nomes e nomes de "ervas" medicinais pra curar um monte de doença e que nunca tive a curiosidade de anotar...mas da "Maria Liandra" me lembro muito bem..."remédio para dor de dente" (Planet Hempa!)...fazia chá ou "fumava" que passava...baiana arretada de olhos verdes e marrons na borda...anjo do bem que me "ensinou" muita coisa sem que, eu mesmo, percebesse...ficou com a gente durante muito tempo e quando estava beem de final, doentinha mesmo, tinha o desejo de ver uma filha que morava longe e não via muito tempo...tentamos e encontramos ela...quando chegou, já um pouco tarde, e viu a mãe na UTI foi lindo...ainda bem que você chegou...eu só estava te esperando...abriu aquele sorriso lindo e com os olhos cheios de lágrimas, apertou "de levinho" a sua mão e, se "despediu" de todos que estavam ali...sorrindo...como lembro sempre...

Um comentário:

broly araujo disse...

oi tem algum ritual para virar lobisomem no livro de são cipriano se tiver me fale por favor dou uma recompenca de 500 reais pra quem me falar o ritual certo